Travessa dos Poetas de Calçada

quarta-feira, fevereiro 05, 2003


#3


domingo, fevereiro 02, 2003


Que horror....

EU TENHO
AUTOCRÍTICA


Terminei esses dias o Jornalisticamente Incorreto, da Marilene Felinto, suas crônicas na Folha de 95 a 99, acho... Muuuuuuuito bom...essa mulher escreve muito bem. E tem coisa sobre ela no AVE Palavra (link ao lado). Aqui um trecho de um texto dela... acho que vou botar outros depois... é bom d+.

"...Ah, os advogados dos filmes de Hollywood. Aqueles que se interessam pela causa pequena do cidadão necessitado, que vão lá, batalham, defendem o infeliz. Mas aqui...Parece que a crise na Justiça não é bem na Justiça: é no próprio direito brasileiro, dizem. No amontoado de papel inútil em que se transforma um processo judiciário, nos vergonhosos longos anos de tramitação e recursos.

Você continuará enlouquecendo num banco de delegacia: a cara do único escrivão balofo se transforma em tromba de elefante, em fuça de hipopótamo. Procure imediatamente um psiquiatra.

Ou não procure (que eles cobram, em média, R$ 150 por sessão de 40 ou 50 minutos). Faça como Toninho, um louco que sai pelos bairros silenciosos do bairro de manhã cedo, o sol se acomodando ainda morno entre as nuvens. Toninho vem gritando lá da esquina:

- Eu sou o Toninhô...! Eu só preciso de carinhô...!

À medida que ele se aproxima do prédio, a voz se aclara:

- Bom dia! Eu sou o Toninhô! Eu só preciso de carinhô!

Talvez algum psiquiatra tenha dito a ele: "Não, Toninho, você não é louco não. Você só precisa de carinho.". E ele endoidou de vez. Ele se iludiu.

O segredo está em não se iludir, em não se esquecer de que você está sozinho num mundo que está todo contra você."